A comunidade #BookTokBrasil, que reúne mais de 2,5 milhões de publicações no TikTok, se tornou um ponto de encontro importante para leitores e autores. Esse movimento também impulsiona as vendas de livros que viralizam no aplicativo. Agora, essa conexão entre literatura e redes sociais ganha espaço no mundo físico com a abertura temporária da “Livraria dos mais assistidos no TikTok”.
Entre os dias 11 e 17 de dezembro, a livraria estará no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. O funcionamento será das 10h às 20h durante a semana e das 12h às 20h nos fins de semana. Qualquer pessoa com mais de 13 anos pode participar. Para isso, basta comparecer ao local e realizar um cadastro presencial. Após o registro, o visitante recebe um voucher que permite retirar até cinco livros entre os mais de 30 títulos disponíveis, incluindo nacionais e internacionais.
TikTok limita filtros de beleza para menores e busca proteger saúde mental
O TikTok convidou três criadores de conteúdo literário, conhecidos como BookTokers, para fazer a curadoria dos títulos: Digão Roque, Patrick Torres e Karine Leôncio. Entre as obras escolhidas, está “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que ganhou notoriedade no aplicativo após uma criadora americana elogiar a obra. Outros destaques incluem “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, “Tudo é Rio”, de Carla Madeira, “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, “Uma Família Feliz”, de Raphael Montes, e “É Assim Que Acaba”, de Colleen Hoover.
Problemas do primeiro dia
Porém, o primeiro dia da ação, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, rendeu muitas críticas e reclamações nas redes sociais, com os principais pontos sendo a orgnização do evento, informaçãoes mal repassadas e a grande fila que se formou e foi fechada antes de 11h, impedindo que mais pessoas a partir de determinado horário pudessem ficar lá por “ter risco de dar 20h e elas não puderem entrar na loja”.