O TikTok é o aplicativo mais popular do momento, com um crescimento explosivo e uma comunidade apaixonada pelos vídeos curtos. Por ser gratuito e voltado para os criadores, não está claro para muitos como ganha dinheiro. Você já se perguntou como a rede social consegue se sustentar e investir em melhorias?
A plataforma de vídeos curtos pertence à empresa de tecnologia chinesa ByteDance, com sede em Pequim. A plataforma foi fundada por Zhang Yiming em 2012, inicialmente voltada para o mercado da China, mas só alcançou a fama internacional a partir de 2019, quando unificou o serviço ao musical.ly e passou a oferecer um amplo acervo de músicas.
Hoje, boa parte da renda do TikTok vem da arredação da ByteDance e do investimento dos acionistas. A companhia opera várias plataformas baseadas em conteúdo com o apoio de aprendizado de máquina, algoritmos e outros recursos voltados para a experiência do usuário. Aliás, é justamente esse estilo de recomendação que fez o TikTok estourar mundialmente, porque as pessoas assistem apenas a vídeos do seu interesse.
A companhia chinesa tem mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente apenas no TikTok, que virou o carro-chefe. Mesmo assim, há vários outros serviços lucrativos associados, o que deu uma base muito boa para o app de vídeos se desenvolver mesmo que apresentasse prejuízo nos anos iniciais.
Modelo financeiro do TikTok
De nada adianta ter tanta gente na sua rede social se não há formas de converter a audiência em dinheiro. O TikTok está ciente disto e começou a investir tempo e recursos na criação de um sistema de publicidade online para ampliar sua arrecadação.
Além disso, a rede dos vídeos curtos também tem expandido sua atuação para novos nichos, sempre em busca de potenciais mercados. Uma das incursões mais relevantes é a realização de lives, que tem como diferencial o algoritmo de recomendação. Outra área rentável é a venda de itens cosméticos que servem para presentear outras pessoas.
Anúncios do TikTok
Hoje, a plataforma apresenta um modelo venda de anúncios muito similar ao da concorrente Meta, usado no Facebook e no Instagram. Inicialmente, o sistema era restrito apenas às grandes marcas, mas os estrategistas do TikTok entenderam a importância do pequeno e médio empresário na alimentação desse modelo publicitário.
Funciona da seguinte maneira: o interessado estabelece um valor para investimento e o aplicativo entrega seu anúncio para usuários com base em uma avaliação própria. Esse valor é variável e tem como foco a quantidade de pessoas alcançadas, bem como o objetivo desejado pelo cliente, como cliques, visualizações, curtidas ou seguidores.
As marcas podem usar o TikTok For Business para entregar seus produtos de marketing por meio de recursos como vídeos no feed, aquisições de marca, desafios de hashtag e efeitos de marca. Veja os principais formatos:
- Anúncios em vídeo no feed: são vídeos de formato curto que aparecem entre os feeds dos usuários à medida que eles rolam a tela na guia Para você. Esses anúncios geralmente são os mesmos que aparecem nos Stories do Instagram;
- Anúncios de aquisição de marca: se você já abriu o TikTok e recebeu um anúncio imediatamente, saiba que este é um anúncio de aquisição de marca. As marcas podem usar esse tipo de propaganda para entregar uma mensagem imediatamente ao seu público-alvo.
- Anúncios de visualização: aparecem quando o usuário já está usando o aplicativo e podem durar até 60 segundos.
- Desafios de hashtag de marca: as marcas criam seu próprio desafio de hashtag e pagam ao TikTok para que sua tag apareça nas páginas de descoberta das pessoas. Os usuários podem participar do desafio ao gravar vídeos e postá-los com uma hashtag específica. Embora seja divertido, também cria reconhecimento de marca.
- Efeitos de marca: é possível também criar adesivos personalizados de marca, filtros de realidade aumentada e lentes para adicionar aos vídeos. Cada efeito de marca pode ser ativado por até 10 dias, tempo suficiente para que os usuários interajam com uma empresa ou produto.
Quando as marcas compram esses anúncios para alcançar seu público global, o TikTok ganha dinheiro. E com cada vez mais gente presente na plataforma, esse volume cresce dia após dia.
Compras no aplicativo
Além dos anúncios, o TikTok trouxe uma modalidade de financiamento inspirada em aplicativos de relacionamento. Você pode ganhar ou adquirir moedas virtuais usadas para comprar itens na plataforma ou trocados por dinheiro de verdade.
Os preços variam entre poucos centavos para até milhares de reais de uma só vez. O dinheiro de mentirinha é usado para comprar “presentes” que podem ser enviados para criadores de conteúdo em vídeos ou lives, como ursos de pelúcia ou diamantes. Funciona como uma forma de mostrar apreço pelo trabalho duro na produção de conteúdo de qualidade.
Essas moedas são uma fonte extra usada pelo TikTok para ganhar dinheiro. A plataforma só repassa metade dos ganhos para o criador do conteúdo, então é como se eles estivessem ganhando duas vezes — na venda da moeda e no envio dos lucros para o usuário. Como a periodicidade é incerta, são uma espécie de fonte adicional, que não serve para sustentar a plataforma porque podem variar mês a mês.
Assinaturas de lives
Com o fortalecimento das transmissões ao vivo, surgiu também um modelo de assinaturas ao estilo Twitch, no qual cada pessoa pode ter benefícios exclusivos ao se tornar um patrocinador de um criador. Insignias de destaque, chat exclusivo, emojis únicos e outras vantagens são oferecidas para quem decidir bancar os outros.
O TikTok tira uma parte do valor arrecadado com as assinaturas para si e repassa o restante para o produtor. Atualmente, esse percentual deve ficar entre de 30% e 50% do bruto recebido.
Na fase inicial, o foco são as transmissões de partidas de jogos online, com as quais o público-alvo do TikTok é mais familiarizado. Mas não é só no segmento de games que as lives ocorrerão: criadores do segmento artístico, vloggers, maquiadoras, produtores de vídeos ASMR, músicos, dançarinos e até professores foram convidados para compor o time inicial.
Esta é uma alternativa bem mais fixa do que as moedinhas, portanto se tornaram uma segunda fonte de renda bastante estável (e crescente) para a rede social dos vídeos.
TikTok ganha dinheiro sem depender dos outros
Além de contar com o subsídio da empresa-mãe, o TikTok caminha com as próprias pernas. Ainda há certa ressalva de algumas empresas quanto aos investimentos por lá, porque a rede ainda é vista como um reduto de gente muito jovem e pouco interessada em compras, mas gigantes do mercado brasileiro e mundial já fazem imensos aportes por lá.
A rede social já é a segunda mais relevante do mundo, atrás apenas do Instagram e muito à frente de concorrentes com anos de mercado, como o Twitter e o Snapchat. Se você não sabia como o TikTok ganhava dinheiro, este artigo pode tê-lo ajudado a entender suas três principais fontes de arrecadação.
Fonte: https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-o-tiktok-ganha-dinheiro-217703/.